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Brunch padaria: por que oferecer essa refeição?
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Para que a sua padaria continue crescendo e se destacando, é essencial que você busque a inovação e crie um diferencial competitivo para o negócio. Uma ótima alternativa para esse tipo de estabelecimento é o brunch.
Brunch é um termo que surgiu na Inglaterra como uma combinação do café da manhã (breakfast) e o almoço (lunch). Dessa forma, ele é servido no final da manhã, começando aproximadamente às 10h e segue até o início da tarde, aproximadamente 14h. Dessa forma, é possível unir essas duas refeições em uma, combinando diferentes pratos de cada uma delas.
Quer saber mais sobre essa refeição e por que ele pode ser uma ótima opção para a sua padaria? Então, continue a leitura e descubra!
Por que o brunch agrega valor ao negócio?
Muitos dos clientes da sua padaria precisam acordar cedo todos os dias para trabalhar e, no domingo, aproveitam para dormir um pouco mais. Porém, domingo também é um dia que, tradicionalmente, as pessoas se reúnem com amigos e familiares para aproveitar as refeições com pessoas amadas. É aí que o brunch chega como um grande aliado do seu negócio!
Por ser uma combinação de café da manhã e almoço, fora do Brasil ele já é bastante popular por abrir portas para essa reunião, sem a necessidade de perder o tempo de descanso do domingo. No Brasil, ele chega conquistando os amantes de uma boa refeição entre amigos e familiares.
A sua padaria pode ser o ponto de encontro para esse agradável momento. Você oferece uma grande variedade de pratos, que agradam aos mais diversos gostos, e ainda ganha por ter um serviço em horário mais flexível, encantando tanto aqueles que gostam de acordar cedo quanto os que preferem começar o dia mais tarde.
Como incluir o brunch no cardápio da sua padaria?
Para aproveitar essa oportunidade é importante que você planeje muito bem a melhor forma de incluir o brunch no cardápio da sua padaria. Nesse aspecto, alguns questionamentos são importantes. Veja abaixo.
Servir o brunch todos os dias ou apenas no fim de semana?
Apesar de o hábito de acordar tarde estar mais relacionado aos finais de semana, as mudanças da sociedade atual permitem que você abra o cardápio para todos os dias. Isso porque muitas pessoas têm trabalhos com horários flexíveis e, inclusive, outras modalidades de atividades remuneradas, de forma a serem atraídas por esse tipo de refeição qualquer dia da semana.
Portanto, essa é a primeira decisão que você precisa tomar na hora de oferecer um brunch na sua padaria. Para isso, identifique o perfil do público, assim como a viabilidade de servir a refeição todos os dias. Você pode, por exemplo, começar pelo brunch aos domingos e, dependendo do feedback dos clientes, aumentar a oferta da refeição.
Qual o melhor horário para servir o brunch?
O horário tradicional do brunch é entre 10h e 14h. Porém, você também pode oferecer esse tipo de refeição por mais horas, começando mais cedo e terminando mais tarde ou, até mesmo, durante todo o dia.
Essa decisão também passa pelo perfil do cliente e, inclusive, estrutura da padaria, que precisa suportar uma nova modalidade de refeição.
Self-service ou a la carte?
O brunch também pode ser oferecido de duas formas: self-service ou a la carte. Isso significa que você pode estabelecer um horário fixo no qual o brunch será servido e os clientes podem desfrutar a refeição com os elementos que desejarem, montando o próprio prato. Nesse caso, você pode cobrar por peso do prato ou estabelecer um preço fixo para que o cliente se sirva à vontade.
Porém, também é possível oferecer pratos fechados no brunch, no qual você oferece uma série de opções de comidas e bebidas para 2, 3 ou 4 pessoas.
O que não pode faltar em um brunch?
Por falar em comidas e bebidas, você pode estar se perguntando o que servir em um brunch na sua padaria. Descubra agora quais são os principais alimentos que você pode oferecer:
- diversos tipos de frutas, como morango, mamão, maçã e banana;
- vitaminas;
- cereais;
- queijos de diversos tipos;
- pães, principalmente os artesanais;
- bolos;
- ovos, fritos ou mexidos;
- bacon;
- frios;
- peixes fritos ou defumados, em pequenas porções;
- saladas;
- sobremesas diversas.
Já no quesito bebidas, também é importante ter atenção nos elementos que não podem faltar no seu brunch. São eles:
- iogurte, leite e outros derivados;
- café;
- sucos, como o de laranja;
- chás;
- achocolatados;
- drinks;
- água aromatizada.
É importante lembrar que, por misturar o café da manhã e o almoço, se estendendo pelo início da tarde, é importante incluir algumas bebidas alcoólicas e drinks no seu brunch. A mistura de espumante com suco de laranja, as famosas mimosas, são bastante populares nesse aspecto. Portanto, fuja das opções tradicionais e inove nas comidas e bebidas servidas na padaria.
Como criar um diferencial para o brunch da sua padaria?
Por falar em inovação, é essencial que você crie um diferencial para o seu brunch de forma a potencializar os resultados positivos da nova refeição e garantir o sucesso do cardápio da padaria. Isso pode ser feito de diversas maneiras.
Uma delas é contar com pratos personalizáveis, de forma que os clientes possam optar por opções do cardápio de acordo com a preferência de cada um. Ter bebidas diferenciadas, como mimosas de melancia ou abacaxi, em vez da laranja, cafés gourmet ou chás diferentes também pode agregar valor. Produtos vegetarianos e veganos também chamam a atenção do público.
A refeição precisa ser preparada com perfeição. É importante ter atenção à procedência dos alimentos utilizados como matéria-prima para garantir o melhor resultado. Além disso, é preciso pensar na estrutura do negócio para garantir a viabilidade da nova oferta. É fundamental contar com espaço para servir e outro para que os clientes consumam. Além disso, invista em um maquinário de ponta para preparar os melhores produtos para os clientes.
Como você pode perceber, o brunch pode ser uma ótima opção para que o seu negócio se destaque perante a concorrência e atraia ainda mais clientes. É importante pensar no cardápio com carinho e, a partir disso, investir em matéria-prima de qualidade, sem se esquecer dos equipamentos de ponta para o preparo da nova refeição servida na sua padaria.
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